segunda-feira, 31 de maio de 2010


“Portadores de Necessidades Especiais ainda não fazem uso das tecnologias que podem facilitar suas vidas e contribuir para sua educação”




Com o avanço das tecnologias informatizadas surgem recursos de acessibilidade que podem contribuir muito para a inclusão, a educação e o desenvolvimento dos PNE. O desenvolvimento de tecnologias assistivas na área da informática envolve a produção de softwares e hardwares específicos, muitos deles criados no Brasil são inéditos no mundo todo.Contudo mesmo com tanto avanço e desenvolvimento muitas pessoas ainda não fazem uso dessas tecnologias que podem facilitar suas vidas, muitas pesquisas são realizadas no Brasil, uma delas revela que mais de 85% das pessoas não tem acesso a essas tecnologias,ou seja a exclusão digital no Brasil é gigantesca, muitos ainda nem as conhecem, outros conhecem porém não possuem a oportunidade de usá-las.
Muitos recursos foram elaborados para facilitar o contato dor PNE para que eles possam utilizar todos os recursos oferecidos pela informatização e para que assim possa contribuir para a aquisição de conhecimentos, Hardwares e softwares foram desenvolvidos com a finalidade de incluir e auxiliar o desenvolvimento dessa pessoas tão especiais e que necessitam também possuir uma vida onde o universo da informática esteja presente e que possa contribuir para sua formação como cidadão.Alguns softwares usados no Brasil são o Dosvox e o Motrix, o primeiro é um sistema operacional que oferece interatividade ao usuário portador de deficiência visual através da síntese de voz em português, o que permite um alto nível de independência em atividades de estudo e de trabalho. O segundo software possui uma interface de reconhecimento de voz que permite ao usuário efetuar comandos falados ao microfone.Entre os hardwares encontramos o Roller mouse ( é um dispositivo que no lugar da esfera do mouse convencional tem dois cilindros, um para movimento vertical e outro para movimento horizontal. Com ele, o usuário é capaz de mover o cursor, clicar em ícones ou desenhar figuras.), Switch mouse (é um dispositivo composto por sete teclas individuais que podem ser posicionadas independentemente sobre uma base metálica. O arranjo das teclas sobre a base pode ser ajustado de acordo com a necessidade e a aptidão do usuário.) e a lupa eletrônica (é um dispositivo composto por uma microcâmera com um circuito eletrônico especial que pode ser ligado a um aparelho de Tv convencional. Quando a câmera é apontada para textos ou imagens, produz uma imagem ampliada que é exibida no aparelho de Tv.
Esses programas auxiliam na educação dos PNEE de forma que facilite o contato com a Internet, uso de programas e participação ativa no processo educacional.Não basta conhecermos esses programas, precisamos ter consciência que há a necessidade da criação de projetos que viabilizem essa inclusão e que deixe de ser apenas um sonho que ainda não foi totalmente realizado, afinal projetos existem porém como vimos muitos ainda não participam dos mesmos.No Brasil relacionado a educação e a inclusão digital dos PNEE, contamos com projetos e programas de capacitação profissional criados pela iniciativa privada e por universidades, a fim de oferecer oportunidades no mercado de trabalho como o projeto Habilitar e o projeto Acesso.
A inserção dos PNEE em escolas regulares não é o suficiente, precisamos propiciar condições para que eles se sintam realmente incluídos socialmente na instituição, devemos buscar superar as dificuldades, pensando na supuração de barreiras e alcance dos objetivos.Enfim inclusão não é preparar a pessoa para entrar em um grupo social e sim estar se preparando para receber essas pessoas, acolhendo-as com carinho , respeito, união e acima de tudo sabendo que as diferenças é apenas o que nos diferencia, pois todos somos seres humanos e por conseqüência iguais.

3 comentários:

  1. Parabéns Camilla, muito relevante seu tema.
    Hoje na era da tecnologia ecom o mundo globalizado precisamos de notícias para sabermos que o indivíduo com necesidades especiais vão ganhando seu espaço com a inclusão digital.

    ResponderExcluir
  2. Legal Camilla seu tema!
    Os indivíduos com necessidades especiais necessitam muito das novas tecnologias, pois, por meio dela eles conseguem uma qualidade de vida melhor.
    Mariana Lima

    ResponderExcluir
  3. Camilla, fiquei encantada com o tema que vc escolheu.Achei de uma relevância significativa. A inclusão digital para os com necessidades especiais deve ser levada muito a sério ,pois é uma das oportunidades deles estarem melhor inseridos na sociedade e tecnologia .

    ResponderExcluir